Harley-Davidson 2014 chega novidadeira

Clientes opinaram na linha 2014 da Harley, desenvolvida através do Project Rushmore
Postado em |
Envie esta not�cia por e-mail Imprimir not�cia
A+ A-

MotoMundo

Harley-Davidson

por Michael Figueredo

Auto Press

Fotos: Divulgação

A Harley-Davidson é a marca mais tradicional da indústria de duas rodas. Isso, porém, não significa que deva ficar presa ao passado. Desde que seja com o aval dos consumidores/fãs, é claro. A linha 2014 da marca de Milwaukee foi, segundo a própria fabricante, desenvolvida com base em opiniões de clientes através do chamado Project Rushmore – ação na qual profissionais da marca foram para a estrada ouvir motociclistas sobre o que poderia ser melhorado nas motos. Os modelos até passaram por alguma atualização estética. Mas entre as principais novidades está a adoção do arrefecimento líquido em parte do motor. Em 110 anos de história, a casa norte-americana sempre utilizou propulsores com refrigeração totalmente a ar. O sistema misto foi adotado em dois modelos da linha touring – o triciclo Tri Glide Ultra e a CVO Limited –, que devem ser vendidos no Brasil junto com as novas CVO Breakout e XL 1200X Forty-Eight.

Harley-Davidson

O novo motor com o sistema de refrigeração mista é o Twin-Cooled High Output Twin Cam 103, com 1.690 cilindradas. A principal diferença para o já conhecido propulsor Twin Cam 103 está no que a empresa chama de “refrigeração líquida de precisão”, mecanismo através do qual o arrefecimento ocorre diretamente nos cabeçotes. Segundo a Harley-Davidson, com o novo sistema, o motor rende 10,7% mais torque do que a versão refrigerada somente a ar.

Harley-Davidson

A linha 2014 também apresenta mudanças que vão do design à tecnologia embarcada. As motos influenciadas pelo Project Rushmore passam a oferecer sistema multimídia com tela sensível ao toque e reconhecimento de voz com rádio, GPS e conectividade Bluetooth. As estradeiras têm ainda alterações visuais na proteção dianteira, uma das características mais marcantes dos modelos, chamada de “asa de morcego”. De acordo com a fabricante, o formato diminui a turbulência na cabeça do motociclista.

Harley-Davidson

O motor deve chegar ao Brasil com o Tri Glide Ultra, que fará sua estreia no país em 2014. O triciclo, derivado da linha touring da Harley-Davidson, também foi alvo das melhorias e, além do propulsor, ganhou novo sistema de embreagem hidráulica, para dar maior suavidade nas trocas de marchas. O modelo, de 2,67 metros de comprimento e 535 kg, é impulsionado pelos 14,6 kgfm de torque do motor, entregues às 3.500 rpm. A família de estradeiras equipadas com o novo propulsor e que recebe todo o “upgrade” resultante da pesquisa da marca conta ainda com a CVO Limited, também cotada para o mercado nacional, e CVO Ultra Limited.

Harley-Davidson

A linha “sportster” da marca no Brasil, apesar de não ter mudanças em relação à motorização, também terá novidades em 2014. Trata-se da Forty-Eight, que deve chegar ao país no próximo ano, e mostra que a fabricante, apesar de buscar modernizar a parte mecânica, ainda se inspira no passado. O modelo, lançado nos Estados Unidos em 2010, é influenciado pelas motos das décadas de 1930 e 1940, que tinham rodas mais largas, e traz pneus de 130 mm na dianteira e 150 na traseira. O aspecto “retrô” é realçado pelos paralamas curtos e o clássico tanque de combustível. Outra moto inspirada em modelos antigos e que também deve vir ao país é a CVO Breakout. Lançada neste ano, a “softail” é empurrada pelo enorme motor de dois cilindros em “V” Screamin’ Eagle Twin Cam 110B de 1.803 cc e torque de 15,5 kgfm a 3.500 rpm e conta com piloto automático e freios ABS.

As outras motos atualizadas após a pesquisa nas estradas foram as estradeiras Road King e Electra Glide Ultra Classic. Ambas receberam alterações na suspensão que aumenta o diâmetro dos amortecedores dianteiros. O item passa de 43,1 mm para 49 mm – 14% a mais. As duas mantêm o motor Twin Cam 103, arrefecido somente a ar, mas contam com o novo sistema de embreagem. O freio ABS com EBD é de série na Electra Glide Ultra Classic, mas aparece apenas como opcional na Road King.

A Harley-Davidson aproveitou a apresentação da linha 2014 e confirmou algumas baixas pra o ano que vem. A XR 1200X e as versões Limited da Sportster XL 1200C Custom – CA e CB – sairão de linha em 2014 em todos os mercados onde a marca atua.

Posta um novo coment�rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>