Como saber se um carro recém-lançado terá alta desvalorização

Aceitação do modelo novo e preços praticados pelas concessionárias são pistas importantes
Postado em |
Envie esta not�cia por e-mail Imprimir not�cia
A+ A-

Argo-1160x774
CRÉDITO: FIAT

A desvalorização no momento da revenda é uma das principais preocupações do brasileiro na hora da compra de um carro zero-km. No caso de veículos consagrados, uma boa dica é calcular a diferença de preço entre o usado e o novo por meio das tabelas publicadas no site e na edição impressa do Jornal do Carro (págs. 15 a 22). Mas como é possível saber qual será a depreciação de veículos recém-lançados, ainda sem unidades seminovas à venda?

Entre os exemplos de modelos que acabaram de chegar estão o Fiat Argo e o Hyundai Creta. E há os que sequer chegaram às autorizadas, como o Renault Kwid, cuja previsão de estreia é em agosto.

Segundo especialistas, o principal indício sobre a futura depreciação (considerada alta quando ultrapassa 15% no primeiro ano) é a aceitação do modelo zero-km. Em geral, os dois primeiros meses de vendas não servem como base. A partir do terceiro mês após o lançamento dá para avaliar se o novo produto é um sucesso, um fracasso ou mesmo se tem aceitação mediana.Entre os exemplos de veículos com baixo índice de desvalorização no primeiro ano de uso estão o hatch Chevrolet Onix e os utilitários-esportivos Honda HR-V e Jeep Renegade. Em comum, os três ocupam as primeiras posições no ranking de emplacamentos de suas respectivas categorias.

Mas há exceções à regra. O Up! é um bom exemplo de modelo com vendas medianas que está longe de ser um fiasco no mercado de usados. De acordo com lojistas da capital especializados em seminovos, é difícil encontrar um exemplar de segunda mão do Volkswagen à venda. Eles dizem que os donos dificilmente querem se desfazer do carrinho.

O Up! é um dos carros com menor desvalorização do mercado – mesmo sem frequentar a lista dos dez zero-km mais licenciados do País. “Os emplacamentos medianos podem representar não que o Up! é ruim de mercado, mas sim que há limitação de produção”, afirma o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK.

O preço praticado pelas concessionárias é outro indicador do nível de aceitação do veículo. Para Roger Armellini, gerente-geral de produto da Toyota, dar descontos sobre a tabela do zero-km aumenta a depreciação no seminovo.

A marca não costuma adotar a política de bônus e dois de seus carros – Etios e Corolla – estão entre os menos depreciados do mercado brasileiro.

Outro fator que deve ser observado pelo consumidor que não quer perder dinheiro na revenda é a reputação do produto. Há carros que têm fama de quebrar muito ou ter manutenção mais cara que a média.

É o caso de Citroën e Peugeot. As francesas têm feito sucessivas campanhas para melhorar o atendimento de pós-venda e reduzir os preços das peças, além de oferecer planos de revisão com valores “fechados”. Mesmo assim muitos consumidores e mecânicos independentes propagam a ideia de que esses carros têm manutenção complicada e dispendiosa.

Mas, diferentemente do Citroën C3, o Peugeot 208 desvaloriza pouco no primeiro ano.

Há também fabricantes e importadoras que ainda não conseguiram ganhar a confiança do brasileiro, a exemplo de JAC Motors e Chery.

Na lista dos veículos mais depreciados do País aparecem vários modelos das duas.

GALERIA: CARROS QUE DESVALORIZAM POUCO

HONDA CR-V: -9,55%

Separamos diversos modelos em suas versões mais vendidas e comparamos a tabela FIPE dos modelos zero-km e com um ano de uso (2016) para ver quais deles mais se desvalorizam. O Honda CR-V EXL 2.0 custa R$ 144.008 zero-km; com um ano de uso, o preço cai para R$ 130.250.
SCA SÃO PAULO 28/07/2015 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO AUDI Q3 X HONDA CR-V .FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.

TOYOTA ETIOS: -11,18%

Na versão hatch XS com motor 1.5 e câmbio automático, o Etios vale R$ 55.487 quando novo e R$ 49.281 com um ano de uso.
JORNAL DO CARRO

HONDA HR-V: -13,07%

Na versão EXL, o HR-V vale R$ 100.783 quando novo e R$ 87.605 com um ano de uso.
1495749744219

JEEP RENEGADE: -13,57%

Na versão Longitude com motor 1.8 flexível, o Renegade vale R$ 91.417 quando novo e R$ 79.008 com um ano de uso.
FR12 SÃO PAULO - SP - 19/12/2016 - JORNAL DO CARRO - COMPARATIVO JEEP RENEGADE X NISSAN KICKS -  Fotos do comparativo entre os carros Jeep Renegade x Nissan Kicks . FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

HONDA FIT: -15,27%

Na versão EXL, o Fit vale R$ 77.784 quando novo e R$ 65.901 com um ano de uso.
FR12 SÃO PAULO - SP - 06/10/2016 - JORNAL DO CARRO - ESPECIAL - MELHORES DO ANO - Fotos para matéria especial do Jornal do Carro, sobre os melhores do ano de 2016.Na foto Ford Fusion. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

FIAT STRADA: -16,63%

Na versão Working com motor 1.4 e cabine simples, a picape Strada vale R$ 44.017 quando nova e R$ 36.694 com um ano de uso.
1495749713186

VOLKSWAGEN FOX: -18,89%

Na versão Comfortline com motor 1.0, o Fox vale R$ 47.979 quando novo e R$ 38.911 com um ano de uso.
1495749744125

CHEVROLET ONIX: -19,57%

Na versão LT com motor 1.0, o Onix vale R$ 44.012 quando novo e R$ 35.398 com um ano de uso.
COMPARATIVO_onix_20

FORD KA: -20,61%

Na versão hatch SE com motor 1.0, o Ka vale R$ 42.158 quando novo e R$ 33.468 com um ano de uso.
1495749744280

VOLKSWAGEN UP!: -22,61%

Na versão Move Up! com motor 1.0 aspirado de até 82 cv, o Up! vale R$ 45.995 quando novo e R$ 35.591 com um ano de uso.
1495749713185 (1)


Leia mais notícias

Posta um novo comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *